quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Quem é você?

No que acredita? Que ambiente te formou? Do que gosta? Como é sua família? Você é magro ou gordo ou nenhum dos dois? Tem muita espinha? Gosta de que música?

Isso parece um interrogatório mas são perguntas que nem todo mundo pára para pensar. Você se conhece o suficiente para saber, por exemplo, o que quer para o seu futuro? Ou está deixando “a vida te levar”?

Poucas coisas na vida são tão importantes quanto convicções. Colocar a cara a tapa em situações diversas nos desafia a crescer, amadurecer e a formar o que acreditamos. Esse processo dura a vida inteira, mas tem um mínimo que precisamos ter para não sermos influenciados a ponto de perdermos nossa própria identidade.

Quando nos convertemos, Jesus passa a ser o exemplo e o Espírito Santo passa a nos ensinar o certo e o errado. Mas para desenvolver a intimidade necessária com Deus a ponto de sabermos discernir o certo e o errado, precisamos viver a vida na abundância que Jesus promete quando diz em João 10:10:

"Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Sabe a vida de liberdade que tanto o mundo quer? Essa vida só é possível com Cristo. Só ele te permite isso. A vida chata de crente que o mundo enxerga, e que parte da culpa desse estereotipo é nossa, não é vida abundante. Gente carrancuda, murmurando, desrespeitando autoridades só porque é “embaixador do Rei” não é vida cristã.

Dito isso, é preciso que você saiba quem é você? Pare para pensar nas perguntas que te fiz no primeiro parágrafo. É interessante notar que são perguntas que se faz para conhecer alguém. Quem se relaciona bastante sabe bem as respostas, por que uma vez perguntadas há uma pressão natural para que se pense nisso e formule as respostas.

Talvez por isso, quando se entra para uma universidade seja um momento tão crítico para a vida de uma pessoa. Nesse momento saímos do nosso círculo de conforto e segurança e começamos um novo círculo de amizades. Nem todo mundo lida bem com a pressão que é exercida na troca de informações, que normalmente são pessoais. Algumas se isolam, outros se deixam influenciar e poucas outras ficam bem e influenciam, formando opiniões. Por isso há pessoas que se destacam tanto. Estas sabem o que querem. Estas têm convicções formadas, fechadas e acham isso tão certo que vão fazer de tudo para influenciar toda a turma a pensar do jeito deles.

Também há a questão da auto-imagem. Deus te fez de maneira única e especial. Você já deve ter ouvido isso em algum lugar. Mas a questão toda é aceitar este fato. E como saber o que Ele pensa de você? Deus nos deu sua palavra para aprendermos o que ele espera de nós e o que ele pensa de nós. Se você quer saber o que ele pensa de você devore sua palavra.

Aceitar como Deus te criou e o que a bíblia diz sobre você é um passo essencial, mas isso não quer dizer aceitar o pecado em sua vida. O pecado deve ser tratado, superado, curado. Você pode ser fraco em algumas áreas e dessa maneira:

"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte". 2 Coríntios 12:10

ser usado por Deus, pois na fraqueza dependerá exclusivamente dele. Mas o pecado não deve ser aceito. E a fraqueza exercitada. Moisés tinha inúmeras fraquezas e por isso ficou “em treinamento” no deserto, mas mesmo assim, teve que depender de Deus para falar ao povo e ao faraó.

Mas algo não pode ser esquecido: o errar. Como amadurecer sem errar? Não existe isso. Como nos relacionar sem nos machucar? Também não há como. Devemos ter em mente que sair da inércia pressupõe erros e precisamos aprender com isso, se não, não há amadurecimento e não conseguimos passar para a etapa seguinte.

Já ouviu falar naquela história de que somos pessoas em construção? O texto abaixo fala sobre viver procurando a excelência em todas as atividades da vida a fim de agradar o único digno de honra: Jesus.

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.

O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.

Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.

Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.

Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna. Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.

Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes.

Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

II Tm 2:1-15

Seja provado e aprovado em todos os desafios. Se lance aos sonhos que Deus coloca em seu coração. Deixa ele te provar nas suas fraquezas e forme convicções sólidas em relação aos princípios da palavra e em relação ao que gira no mundo. Tenha senso crítico em relação ao seu redor. Pois, segundo David Cape e Tommy Tenney em “O segredo de Deus para a Grandeza” quando a coisa aperta e as dificuldades vêm, a única coisa que te segura para continuar fazendo o que você está fazendo é a sua convicção.

Nenhum comentário: