sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Controladores Compulsivos!

O que é a nossa vida em relação a Deus? Que tamanho temos em relação a um edifício? Onde está a nossa força diante de um ônibus em nossa direção?

Mais e mais me deparo com a nossa fragilidade. Nosso tempo de vida é um suspiro e não existe essa idéia de estabilidade. Isso é uma ilusão para nos deixar confortável ou bastante ansioso.

Quão dependente somos de poder controlar aquilo que não temos controle? Queremos controlar como as coisas devem acontecer, o nosso futuro, a nossa carreira, o nosso ministério. Queremos controlar como as pessoas pensam, para pensarem exatamente como nós, fazer o que queremos que elas façam. Não escutamos o que as pessoas falam mas o que queremos.

Como podemos ficar tão paranóicos por controle?

Somos um pontinho num universo tão grande. Somos tão frágeis que um corte já nos dói o corpo inteiro, e mesmo assim nos achamos capazes de controlar as coisas.

Quando vamos nos convencer que nossa vida a Deus pertence e nos voltar a Ele? Ele é o criador de tudo e que portanto controla tudo.

Estava lendo sobre a vida de Jacó. Quando Deus falou para Jacó sair da terra de Labão e voltar para sua terra de origem, ele deixou bem claro: “Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você” Gênesis 31:3. O que significava sair da terra de Labão e voltar pra casa? Labão ficaria com raiva, talvez quisesse mata-lo, ou não deixaria levar suas filhas, pediria seus rebanhos de volta. Do lado de lá, Esaú estava à espera, com vingança no coração talvez, por tudo o que ele tinha feito a ele. O mataria, o expulsaria daquele lugar e não o deixaria ficar. Tanta coisa deve ter passado pela cabeça de Jacó naquele momento em que Deus falava com ele. Mas ele, mesmo morrendo de medo, confiou e foi.

Deus tem o controle de todas as coisas e vemos isso neste texto. Mesmo sem Jacó ter dito nada, Deus falou com Labão para não fazer mal a Jacó: “Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças” Gênesis 31:24.

Deus também preparou Esaú para o encontro que Jacó mais temia. Esaú veio ao encontro de Jacó com os braços abertos Gênesis 33:4.

Jacó ficou ansioso, com medo, não continha suas emoções, assim como nós ficamos quando nos encontramos em uma situação que nos parece impossível de resolver. E Deus nos fala para confiar nele e em suas promessas.

Quantas vezes, mesmo quando Deus nos orienta a fazer alguma coisa, nós falamos tudo bem e tentamos dar uma ajudinha pra ele?

A nossa sede por controle é por estarmos longe do Criador. Perdemos a percepção de quem somos em Deus. Não sabemos mais ser dependentes dele. Confiança e dependência não fazem parte da linguagem de hoje e nos influenciamos ao invés de influenciar.

Precisamos voltar àquele que tudo controla e confiar que ele vai adiante de nós e está onde estivemos, cuidando de todos os detalhes, controlando todos os eventos, permitindo e não permitindo abertura de portas. Isso é Soberania.

Então, qual é o nosso papel?

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta cada dia o seu próprio mal.” Mateus 6:33 a 34, mas vale a pena ler a partir do versículo 25.

Nenhum comentário: